Breaking News

Peguei essa época!


 Gente de iyaba não come bico de pão.

Gente de iyaba não cruza conta.
Gente de iyaba come na roça de colher.
Não se passa faca com as mãos.
Não se bebe no gargalo.
Pessoas de Osala não usam cor dentro da roça.
Yaô não tem posto.
As mulheres iyao se abaixavam no xirê entre um orisa e outro.
Buchada só pessoa de iyaba que vira.
Quem vira buchada prepara o chinchin.
Osala só come bicho fêmea e branco.
Homem não entra em cozinha de santo.
Você só assiste a obrigação que tem.
Peso na roça são com os homens.
Organização na roça é de todos.
Gente de Osun não quebra ovo.
Gente de Oya não come abóbora.
Iniciado não come caranguejo.
Quiabo se corta calado, na enin com vela e água ao lado.
Acara para santo se bate com a mesma água que descansou o feijão fradinho.
Em águas de Osala não entra carne vermelha, nada preto e tudo é feito no maior silêncio que possa.
Mulher não desfia mariô.
Santo homem não usa pano com abas, orelhas e afins,só rodilha.
Ogum para comer se muquia sempre.
Iyao passa o primeiro Carnaval e ano novo na roça.
E por aí vai com fé!
Iyaô chega na roça é quem dá banho de ervas é um mais velho e santo chega.
Troca de bênção é para todos.
Quem chega pede a bênção.
Salvar todos os quartos depois do banho.
Esfriar o corpo para falar com alguém.
Salvar só depois do banho de ervas e água limpa.
Rapou cabeça não é Ekedji e sim feito de santo.
Mais novo não dança com santo mais velho.
Mais novo não canta folha na frente de mais velho.
Candomblé tem que ter aloá para orisa.
Idade que conta é o dia do nome sempre.
Feito não come arroz queimado.
Feito não roi osso de alimentos.O único que se veste igual a yabas e Osalufan,suas vestias sempre foi diferente dos outros oborós.
Era muito legal, apesar de exigência pacas. O que fez mudar tanto minha gente nos dias atuais? Muita internet? Comercialização absurdas do culto?

Postar um comentário

0 Comentários