Primeiramente, todo ser humano é filho de todos os Orixás. Todas essas energias Divinas guardam e regem o ser humano a todo tempo. Portanto quando alguém encontra o seu Orixá de Frente, Adjunto e Ancestral, sabe-se quais desses seres estão presentes em suas características, mas em nenhum momento significa que somente eles merecem respeito ou somente eles o guiarão nessa vida. Algumas pessoas às vezes se confundem na definição de seu Orixá de Frente, isso porque pode haver uma intercessão de algum Orixá em sua vida em um momento específico, onde ele surge à sua frente para defendê-lo e guiá-lo melhor naquela ocasião, por isso algumas vezes há controvérsias quando definem o Pai de Cabeça de alguém, assim se torna importante a prática e conhecimento da religião para você mesmo sentir qual a energia que realmente te rege.
Tanto na Umbanda quanto no Candomblé, não é uma prática muito comum se identificar o Orixá Ancestral, lembrando que para a identificação de qualquer um exige-se um processo bem delicado, que é necessário a participação de pessoas que realmente são conhecedoras da religião e de suas práticas, como o próprio reconhecimento de quem vai a busca desse conhecimento.
Os Orixás de Frente, Adjunto e Ancestral
O Orixá Ancestral está presente em todas as vidas de uma pessoa, sendo ele o dominante por nunca se alterar, já o Orixá de Frente (conhecido também como o Orixá de Cabeça) e o Orixá Adjunto (Juntó) são designados na atual vida do indivíduo.
O que é o Orixá de Frente
De acordo com a essência de cada um, identificam-se os filhos dos Orixás. Essa primeira denominação pertence ao Orixá de Frente, ou Pai de Cabeça e ele atua no chakra frontal e são muitas vezes considerados como os principais, mas deve-se lembrar que não são eles os de única importância.
O Orixá de Frente é responsável por sua regência nesta encarnação e ele é o que atua de forma racional, determinando as principais características de raciocínio e expressões físicas, assim como a forma que os outros nos vêem.
O Orixá de Cabeça forma um casal com o Orixá Adjunto e por isso sempre se mostram com uma figura feminina e masculina ou vice-versa.
O que é o Orixá Adjunto
O Orixá Juntó vibra no chakra posterior ao frontal, e ele é o responsável pela determinação das emoções. Então, quando há um desiquilíbrio e uma perda da forma lógica de raciocínio, o Orixá Adjunto aparece para te dar energias pelo lado emocional e para te reerguer.
O modo de agir de cada pessoa em um momento de pressão, onde o racional já não consegue mais atuar será de acordo com o temperamento oriundo de seu Orixá Juntó, por exemplo: uma pessoa com Oxalá de Frente e Iansã de Juntó, será tempestuosa em momentos de desiquilíbrio, mostrando uma coragem e ação que aparentemente não tinha.
O que é o Orixá Ancestral
O Orixá Ancestral já é mais complexo de encontrar e na maioria das vezes, é necessario uma consulta de Búzios bem apurado. Sendo necessário assim, uma investigação muito maior.
Orixá Ancestral é aquele que magnetizou o ser assim que este foi gerado por Deus e o distinguiu com sua qualidade original e natureza íntima, imutável e eterna. Poderemos reencarnar mil vezes e sob as mais diversas irradiações, e nunca mudará nossa natureza íntima.
Assim como o casal de Orixás de Frente, os Ancestrais também formam um par, chamados de Orixá dominante e Orixá Recessivo. O Orixá Dominante vibra no chakra coronário, enquanto o Recessivo atua no chakra básico. Esses seres Divinos te acompanharão sempre, independente da vida que você esteja, eles farão parte da sua caminhada eterna da espiritualidade.
E qual a ação desses Orixás? Eles ditam a natureza verdadeira do ser humano, o íntimo, a verdadeira face de cada um. Como exemplo pode-se dizer de um Filho de Frente de Ogum por exemplo, que se mostra sempre corajoso e destemido, segue seus ideais, mas seu Orixá Ancestral sendo Oxum, por dentro essa pessoa é insegura e frágil.
Os casais de Orixás de Frente e de Ancestrais são sempre formados por um representante feminino e um masculino ou vice-versa; quando se diz que uma pessoa tem por exemplo Ogum e Xangô na Frente, quer dizer que um Orixá está atuando como auxiliador na casa do outro, não que os dois sejam os Orixás de Frente; com o Orixá Adjunto na esquerda, o Orixá de Frente na direita e o Ancestral no topo da cabeça, temos a formação do triângulo de forças.
Existe uma rara leitura de Orixás baseada na Quadratura, onde se tem a combinação de Orixá principal de Frente com um outro atuando em seu campo + Orixá Adjunto com um outro atuando em seu campo. Ou ainda a combinação de Ancestral Recessivo e Dominante + Orixá Adjunto e Orixá de Frente.
Os mistérios dos terreiros de Umbanda e Candomblé estão diretamente ligados aos cultos dos Orixás. As energias trabalhadas em todos eles provêm da força desses seres que guiam e regem a vida de todos. Conhecer a essência dessas Divindades é poder se compreender melhor.
0 Comentários