- Nascido para morrer. Duas categorias = um que morre muito jovem e outro sem prazo para morrer. Anomalia espiritual
Todos somos Abikú. Morte é outro nascimento, e nesse caso pode renascer varias vezes na mesma mãe.
Nasce para transformar um todo, um círculo de familia e toda pessoa que convive com ela.
A criança Abikú carrega uma espiritualidade em nível mais elevado que outras pessoas. Devemos lidar com essas crianças com certo cuidado. A morte não aceita é uma morte prematura ( os filhos não podem morrer antes dos pais ). Às vezes essa criança é atraida para uma mulher, através de Magia, trabalham contra o destino da mulher e da criança. A mãe contaminada pela sociedade Abikú, fica grávida de um ser Abikú, e existem certos ebós para a prevenção.
Comunidade Abikú – ( Emeres), eles vivem em grupos no Orum.
Os Emeres enfatizam a espiritualidade da criança Abikú, convivem com um universo paralelo, onde buscam energia, e tem alta proteção.
Caracteristicas: dormem de olhos abertos, falam sozinhas, não sentem falta de amigos, não aceitam repressões e, é uma desvantagem não saber lidar com eles, se fizer uma maldade com um Abikú, esse mal retornaria para a pessoa.
Constata-se nesse fato que antes dos sete anos de idade, deve se cuidar de forma devida. Os Abikú têm controle na sua própria vida, presentem tudo ao seu redor, mandam e controlam sua fome, seu sono, sua alegria. E são capazes de simular e curar uma doença. Às vezes ficam doentes para castigar a familia.
A sociedade dos Abikú denomina-se Egbé Emerê, sendo seu protetor Aragbo ( Eregbo), e sua função é manter a criança Abikú na terra. Com esse culto mantém o Abikú no plano-físico.
Ao nascer o Abikú, na sua geração se inicia com pactos que impedem essa morte, reconhecendo esse fato, segue os procedimentos para mantê-lo vivo.
O culto é a sociedade que controla a vida do Abiku, esse pacto é quebrado, através desses tributos para liberar essa criança.
O Abikú faz iniciação no Orisá, como qualquer iniciado e qualquer pessoa. Quando nasce uma menina, se consulta o Jogo de Buzios com sete dias de nascido, e quando for do sexo masculino, consulta o Jogo de Buzios com oito dias, e quando se for gêmeos, se consulta o Jogo com nove dias.
Após Ter quebrado esse pacto, a sensibilidade de Emerê, fica mais suave, porém, não perde sua essência vital.
Trabalhando, a mãe diminui a possibilidade do processo Abikú, e vale ressaltar que a espiritualidade da mãe ajuda muito no desenrolar da vida dessas crianças.
Os Abikús amigos possuem um relacionamento muito estreito.
Fonte de estudos igbabo Yoruba
Compartilhem por favor
Adupé
0 Comentários