Breaking News

POR QUE OYÁ SIMBOLIZA À BORBOLETA?

POR QUE OYÁ SIMBOLIZA À BORBOLETA?

Houve um tempo em que no reino de Òyó, o qual Sàngó era rei, suas duas outras esposas haviam ido embora por não suportarem mais as agressões do rei. Obá era rejeitada e humilhada. Osún só era usada para mostrar beleza e fazer sexo e Oyá para lutar nas batalhas e também servir de desejo sexual para Sàngó.
Ele era muito bruto e rude com elas. Uma noite, Oyá fugiu do Palácio e foi se esconder na floresta. Quando amanheceu, Sàngó percebeu que sua primeira esposa havia fugido e ficou tão furioso que mandou trovões e fogo do céu onde Oyá vendo o que estava acontecendo e o tamanho do ódio do rei por ela ter fugido, ficou tão assustada que cada vez mais corria para dentro da floresta.

De repente ela deu de cara com ÈŞÙ que perguntou o motivo de tanto desespero. Oyá explicou toda a situação para ÈŞÙ que percebendo os soldados do rei se aproximando com o próprio Sàngó montado em seu cavalo de batalhas, decidiu transformar Oyá em uma borboleta.
Ela ficou voando dentre as árvores mais altas e observava Sàngó fazer várias perguntas para ÈŞÙ exigindo se Oyá estava na floresta e ÈŞÙ responde que ela passou sim, mas correu para a direção das cachoeiras.

Quando finalmente Sàngó e seus soldados partiram em busca de Oyá na direção que ÈŞÙ havia informado, ela desceu e voltou a sua forma normal. Então, Oyá perguntou para ÈŞÙ o porquê ele a transformou em uma borboleta e ele respondeu:

1 - Se eu transformasse você em búfalo, você iria atacá-los.
2 - Se eu transformasse você em fogo, você causaria um enorme incêndio no mundo.
3 - Se eu transformasse você em vento, você causaria um vendaval.
4 - Se eu transformasse você em raio, você não ia parar de explodir no céu.

Transformei você em borboleta para que você saiba que, mesmo sendo uma mulher búfalo, mesmo sendo uma mulher do fogo e de cabeça quente, mesmo sendo um vendaval e causando uma grande ventania por onde passa, mesmo sendo um raio que corta tudo e destrói, a borboleta mostra que por trás disso tudo, existe uma bela mulher que é leve como o vento e bela dentre todos os animais delicados que existem, pois de uma bruta lagarta, nasce uma linda borboleta, nesse caso, nasceu você, Oyá.

A partir desse dia, Oyá simboliza as borboletas e quem ousar matar uma borboleta e guardá-la, sentirá a ira de Oyá em sua vida, pois não se deve matar algo tão belo, tão livre e tão puro.

Texto de Thau Ãn

@Filho do vento





Postar um comentário

0 Comentários