Ọ̀gẹ̀dẹ̀ (banana)
Na preparação do àkàsà, àbará e ëkuru, comidas nativa dos orixas, utiliza-se folhas de bananeira ,para envolver as massas destes alimentos que são cozidos em vapor. Porém, a folha mais indicada é a da banana-prata, por ser a mais tenra.
A banana-da-terra (ògèdè agbagba) frita no azeite de dendê é oferecida a Ibeijí e a Osunmare
Tanto a banana-prata (Ògèdè odo), quanto a banana-ouro (Ògèdè Omini), são oferecidas para Ifá esu entre outros orisas
A inflorescência, conhecida popularmente como “coração” é empregada em “trabalhos para resolver problemas amorosos ou de saúde”, sendo associada em “trabalho para àbikú”.
Ògèdè agbagba (banana-da-terra) é ëëwö de Aganju.
Nos “batuques” do Sul, a banana-são-tomé é utilizada em algumas oferendas feitas a Ñàngó.
Na santeria cubana, atribui-se a bananeira a Ñàngó, todavia, na casa das minas no maranhão ela pertence a Ìrókò.
Usamos a banana para ter uma vida tranquila e confortável pois, como não há dificuldade para a banana amadurecer a pessoa não terá dificuldade na vida. Come-se banana sem esforço, assim será a vida, sem esforço.
Ògèdè agbagba (banana-da-terra) é usada para inverter uma situação de risco de morte. Para quem não tem condição de sacrificar um animal, usa-se a banana-da-terra para este fim.
As folhas são utilizadas para enrolar àkàsà, àbará e ëkuru, comidas votivas do oriña todavia, não devemos deixar a folha no ëbö porque é ëëwö.
É sobre os pés das bananeiras que os espíritos gostam de ficar e é lá que colocamos oferendas para as Ìyámí e Egbe Orun.
È com o tronco da bananeira que fazemos ëbö de troca de cabeças pois, o tronco da bananeira é comparado ao corpo humano. Carta-se o tronco do mesmo tamanho da pessoa e veste ele com a roupa do suplicante, faz ëbö e depois enterra o tronco que vai no lugar da pessoa.
“Iran ògèdè kin ya agan”
- A geração da bananeira não fica estéril, assim, fulano não ficará estéril também.
“Iran ògèdè kin sunkun ati de”
– A geração da bananeiro não tem dificuldade para amadurecer, assim, fulano não terá dificuldade para ter conforto.
“Iku oniku ni ògèdè agbagba”
- Diz que a banana da terra é usada para que a pessoa não morra.
Usa-se o purê da banana da terra para saúde e para manter segredos.
Usa-se o purê da banana da terra com sal e coloca no Ifá para prosperidade, conforto, vida mansa e dinheiro.
Usa-se Banana da terra amassada com dendê e sal e oferece ao Esu da porta para ele espantar ladrão e afastar pessoas inconvenientes.
Ògèdè tem um grande fundamento do inicio ao fim
A banana-da-terra (ògèdè agbagba) frita no azeite de dendê é oferecida a Ibeijí e a Osunmare
Tanto a banana-prata (Ògèdè odo), quanto a banana-ouro (Ògèdè Omini), são oferecidas para Ifá esu entre outros orisas
A inflorescência, conhecida popularmente como “coração” é empregada em “trabalhos para resolver problemas amorosos ou de saúde”, sendo associada em “trabalho para àbikú”.
Ògèdè agbagba (banana-da-terra) é ëëwö de Aganju.
Nos “batuques” do Sul, a banana-são-tomé é utilizada em algumas oferendas feitas a Ñàngó.
Na santeria cubana, atribui-se a bananeira a Ñàngó, todavia, na casa das minas no maranhão ela pertence a Ìrókò.
Usamos a banana para ter uma vida tranquila e confortável pois, como não há dificuldade para a banana amadurecer a pessoa não terá dificuldade na vida. Come-se banana sem esforço, assim será a vida, sem esforço.
Ògèdè agbagba (banana-da-terra) é usada para inverter uma situação de risco de morte. Para quem não tem condição de sacrificar um animal, usa-se a banana-da-terra para este fim.
As folhas são utilizadas para enrolar àkàsà, àbará e ëkuru, comidas votivas do oriña todavia, não devemos deixar a folha no ëbö porque é ëëwö.
É sobre os pés das bananeiras que os espíritos gostam de ficar e é lá que colocamos oferendas para as Ìyámí e Egbe Orun.
È com o tronco da bananeira que fazemos ëbö de troca de cabeças pois, o tronco da bananeira é comparado ao corpo humano. Carta-se o tronco do mesmo tamanho da pessoa e veste ele com a roupa do suplicante, faz ëbö e depois enterra o tronco que vai no lugar da pessoa.
“Iran ògèdè kin ya agan”
- A geração da bananeira não fica estéril, assim, fulano não ficará estéril também.
“Iran ògèdè kin sunkun ati de”
– A geração da bananeiro não tem dificuldade para amadurecer, assim, fulano não terá dificuldade para ter conforto.
“Iku oniku ni ògèdè agbagba”
- Diz que a banana da terra é usada para que a pessoa não morra.
Usa-se o purê da banana da terra para saúde e para manter segredos.
Usa-se o purê da banana da terra com sal e coloca no Ifá para prosperidade, conforto, vida mansa e dinheiro.
Usa-se Banana da terra amassada com dendê e sal e oferece ao Esu da porta para ele espantar ladrão e afastar pessoas inconvenientes.
Ògèdè tem um grande fundamento do inicio ao fim
Fonte de estudos
Igbabo Yoruba
Igbabo Yoruba
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