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*O Omolokô*

*O Omolokô*
Meus irmãos apresenta se como um segmento de origem africana que surgiu no Brasil dizem que no Rio de Janeiro oriundo de uma miscigenação que ocorreu na época da escravidão onde eram comuns práticas afro brasileiras similares ao que hoje conhecemos como Cabula e Omolokô meus irmãos Omolokô é uma palavra yorubá que significa Omo filho e Oko fazenda zona rural Por causa da repressão policial que havia naquela época os cultos eram realizados nas matas ou em lugar de difícil acesso dentro das fazendas dos donos de escravos Talvez por causa disso hoje tenhamos as denominações de terreiro e roça para os lugares onde os cultos afro brasileiros são realizados Podemos relacionar o significado da palavra Omolokô também a Orixá Okô a deusa da agricultura que era adorada nas noites de lua nova pelas mulheres agricultoras de inhame antigamente meus irmãos a Orixá Okô era muito cultuada no Rio de Janeiro e assentada junto com Oxossi daí viria a sua forte influência no culto Omolokô
Nesse culto os orixás possuem nomes yorubá Nagô onde seus Orikis tudo aquilo que se relaciona ao Orixá e seu Orukó nome são trazidos através do jogo de búzios ou Ifá
Muitas vezes os cultos Omolokôs são confundidos com Umbanda e muito de seus terreiros de auto intitulam Umbandistas pois além de adotar muitos rituais umbandistas e darem consulta com as linhas de trabalho da Umbanda também adotam muitos preceitos do Candomblé Seus assentamentos se parecem com os do candomblé Nagô os Exus são feitos de argila semelhantes a uma pessoa ou então simbolicamente em ferro meus irmãos as atividades com sacrifício animal geralmente são realizadas em sessões internas envolvendo apenas os membros efetivos dos terreiros filhos de santo sem espectadores assistência externos nessas cerimônias só é permitido a presença de iniciados no culto e que tenham um grau hierárquico dentro do terreiro Dentre os animais utilizados nas chamadas oferendas ou obrigações são utilizadas aves galinha patas e animais quadrúpedes cabras bodes coelhos carneiro Entretanto essas atividades chamadas de Obrigação de Santo só acontecem em casos de iniciação sacerdotal ou em outras ocasiões muito especiais a Hierarquia sacerdotal da Nação Omolokô segue a mesma estrutura dos grupos Yorubá meus irmãos Babalorixá ou Yálorixá meus irmãos sacerdote ou sacerdotisa mais conhecido como pai de santo ou mãe de santo a autoridade máxima no culto ao orixa
Yakekere e Babakekere filho de santo com obrigação de Sete Linhas Dagã a pessoa que tem mais tempo de iniciação dentro do terreiro Ogã Nilú e Ogã Calofé tocador de atabaque Pessoa que dá início à maioria dos cânticos aos orixás nas giras atualmente esses dois cargos têm sido ocupados por uma mesma pessoa Axogun pessoa que nas obrigações sacrifica os animais Yábassé ou Yábá cozinheira das comidas sagradas dos orixás Combono pessoa que nas giras atende aos Orixás Exi de Orixá filho de santo em geral
Uma peculiaridade do culto Omoloko é que nele não existe o grau de Mãe ou Pai Pequeno como há em outros cultos afro brasileiros Para um iniciado tornar se Babálorixá ou Yálorixá ele precisa ser iniciado nas sete obrigações que compõem a hierarquia sacerdotal abrir seu próprio terreiro e ter seus próprios filhos de santo Esse direito é adquirido quando o filho de santo faz a última obrigação que é chamada de Camarinha na qual o filho de santo é iniciado e ao seu término recebe o direito de criar iniciar outros filhos de santo Se esse filho de santo continuar no terreiro onde ele foi feito ele será chamado de Babakekerê ou Yakekere aquele que pode iniciar outros filhos de santo mas não possui ainda o seu próprio terreiro axé irmãos.
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POSTADO:#GrupoCandomblénaÍntegra.

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