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O Mariwo



Desfiar o mariwo exige paciência, concentração e muito respeito. Não é uma tarefa corriqueira e feita de qualquer maneira. Dizem que mariwo de verdade sai do miolo da copa, aquela folha bem novinha, verde claro, que ainda nem se abriu. Alguns a chamam de espada ou lança de Ogun. Só após ser desfiada passa a ser chamada de mariwo.
Ela servirá como roupa de Ogun e de outros orixás, como Oyá. Uma das cantigas de Ogun nos explica:
E mònriwò l’aso e mònriwò
E mònriwò l’aso e mònriwò.
“Ogún usa roupas feitas de mariwò. O senhor que tem roupas e se veste
Com folhas novas de palmeiras. Essa é a roupa de Ogun.”
Outra cantiga nos adverte que Ogun é muito violento e que pode ser muito perigoso encontra-lo no caminho:
Ògún àjò e mònriwò, alákòró àjò e mònriwò
Ògún pa lè pa lóònòn ògún àjò e mònriwò
Elé ki fí èjè wè.
“Ogun o senhor que viaja coberto de folhas novas de palmeira,
Ogun mata e pode matar no caminho, ogun viaja coberto por
Folhas novas de palmeira, é o senhor que toma banho de sangue.”
Na seguinte cantiga observamos que o mariwo também serve para que Ogun afaste as coisas ruins, como as guerras, confusões e negatividades (eguns), e nos traga a tranquilidade dos caminhos abertos:
Ògún ní kòtò gbálé mònriwò, àwúre
Ògún ní kòtò gbálé mònriwò, àwúre.
“Ogun é o senhor da arena (briga) que varre a casa
Com folhas novas de palmeira, nos dê boa sorte.”
Alguns dizem ainda que a principal função do mariwo na entrada das casas de Candomblé e quartos de santo é garantir que Ogun reconheça o espaço como sagrado e proteja a todos os que lá se encontram, jamais deixando que sua ira recaia sobre o Egbé (Comunidade do Terreiro). O mariwo acalma Ogun e abranda a sua cólera.
O mariwo está ligado a Ogun assim como Ogun está ligado ao culto das árvores. Entretanto a árvore do qual se extrai o mariwo, o dendezeiro (Elaeis guineensis) pertence aos orixás da Criação, chamados Funfun, pois a cor branca é uma de suas principais insígnias. O Igi òpè, nome iorubano do dendezeiro, é uma árvore primordial. Já existia quando Obatalá e Oduduwa iniciaram a missão de criar o Aye (Terra), na verdade o igi òpè guarda consigo a essência desses orixás. Por isso era vetado a Obatalá beber do seu sumo, pois estaria bebendo o próprio sangue.
Existe um ditado que aprendi com meus mais velhos. Oguian que diz: “Ògbèri nko mo màrìwò”. Ou seja, aquele que não é iniciado nunca saberá o mistério do mariwo. Por mais que alguém que não seja iniciado possa ler, escutar e até ter acesso a determinadas informações sobre o culto dos orixás jamais conseguirá realmente ter acesso ao awo, ao mistério verdadeiro. Às vezes penso que muitos iniciados também estão deixando de entender o mistério por detrás do mariwo.. enfim..
Também cantamos para essa folha:
Biribiri bí ti màrìwò
Jé Òsányìn wálè màrìwò
Biribiri bí ti màrìwò
Ba wá t’órò wa şe màrìwò
“Na escuridão. Màrìwò traz luz
Màrìwò deixe Òsányìn ir para casa
Na escuridão. Màrìwò traz luz
Màrìwò ajude-nos com nossos projetos.”
Dizem que o mariwo se desfia bem fininho, sentado no banquinho ou na eni:
Tínrín tínrín tínrín
Màrìwò
Jókó sán yà Le
Màrìwò
“Bem fininho, mariwo. Sentado, cortamos e separamos, mariwo.”
E ainda uma cantiga que relembra um embate entre o orixá das lutas e o das folhas:
Tintin ni tintin màrìwò Òsányìn
Ìto ni t’obe iwale
Tintin ni tintin màrìwò Òsányìn
“Pequeno, pequeno, mariwo de Ossaim./Pontiaguda é a faca que cava o chão.”
Ossaim, orixá das folhas
Dizem que até hoje Ossaim pergunta:
Kíni l’o fònse
Màrìwò
“O que estão fazendo? É mariwo.”
Mas tem quem cante:
Kí l’o fon ise
Màrìwò
Ilò fon ise
Màrìwò
“Por que desfiar o mariwo assim? O costume manda fazer assim o mariwo.”
E assim aprendemos com a Tradição.. Por que será que tanta gente teima em fazer diferente do que aprendeu então? Talvez porque ainda não descobriram o verdadeiro segredo que se esconde por detrás do mariwo..
Credito
Instituição Faramonjii

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