Breaking News

Duque de Caxias anuncia construção de creche em terreno considerado sagrado pelo candomblé

Antigo terreiro de Joãozinho da Goméia está abandonado atualmente. Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac)disse que há processo de tombamento do terreno.
A prefeitura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense anunciou que vai começar a construção de uma creche em um terreno que é considerado lugar sagrado para o candomblé. O antigo terreiro de Joãozinho da Goméia está abandonado atualmente, com focos de dengue e animais no local.
“Além da sujeira, essa fábrica de dengue aqui né. Alguns pneus estão com terra, mas outros não. E acumula água, uma fábrica de dengue né?”, disse o morador do bairro Antônio da Silva Ferreira.
O baiano João Alves Torres Filho foi um dos pioneiros do candomblé na Região Sudeste e um dos mais importantes pais de santo do país nos anos 50 e 60. Segundo relatos, o chamado Tata Londirá, teria recebido em Duque de Caxias a visita dos presidentes Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek.
Joãozinho da Gomeia foi homenageado pela Grande Rio no enredo do carnaval de 2020. A escola levou para a Marquês de Sapucaí um debate sobre tolerância religiosa. Ele morreu em 1971 e um conflito pela herança espiritual do pai de santo encerrou as atividades nesse espaço.
Apesar do terreno estar coberto de lama e sujeira, arqueólogos afirmam que embaixo de de 1,5 metro de terra se esconde um patrimônio histórico e religioso. Por isso, o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) iniciou um processo de tombamento do terreno, que ainda está em curso.

Fonte :Por Márcia Brasil e Pedro Bassan, RJ1


Postar um comentário

0 Comentários