Breaking News

COMO EXÚ SE TORNOU O AJUDANTE DE OXALÁ.

COMO EXÚ SE TORNOU O AJUDANTE DE OXALÁ.
Um dia, Oxalá tinha cada vez mais humanos para fazer e não queria perder tempo recolhendo os presentes que todos lhe ofereciam, então, ele disse a Exú para ir postar-se na encruzilhada por onde passavam os que vinham a sua casa, para ficar ali e não deixar passar quem não trouxesse uma oferenda. Oxalá nem tinha tempo para as visitas. Exú tinha aprendido tudo e agora podia ajudar Oxalá.
Exú coletava os ebós para Oxalá, recebia as oferendas e as entregava. Exú fazia muito bem o seu trabalho e, assim Oxalá então decidiu compensá-lo: assim, Oxalá decidiu que todos os que viessem a sua casa, teriam de também de pagar alguma coisa a Exú. E, assim, Exú mantinha-se sempre a postos, guardando a casa de Oxalá, armado de um ogó, um poderoso porrete, afastando os indesejáveis e punindo quem tentasse burlar sua vigilância.
Exú trabalhava demais e fez dali a sua casa, na encruzilhada. Ganhou uma rentável profissão, ganhou seu lugar, sua casa. Exú ficou rico e poderoso. Desde então, ninguém pôde mais passar por uma encruzilhada sem pagar alguma coisa a Exú.
ENSINAMENTO DESTE ITAN
Ensinamento: Neste itan, extraímos a existência da obrigatoriedade de ter a casa de Exú em toda casa de axé. E também o porquê de o Orixá Exú dever ser homenageado e oferendado antes de todos os outros Orixás. Dessa forma, nenhum cliente chega até uma mesa de jogo, nenhum cliente chega até uma casa de axé, se a casa de Exú não estiver construída, se Exú não estiver recebendo as oferendas, as homenagens devidas e por ele merecidas, por estar trazendo as pessoas, encaminhando as pessoas até a casa de axé.
ALEXSANDRO ( SÃO PAULO).

Postar um comentário

0 Comentários