A usurpação de uma Religião
A muito as Religiões de Matriz Africana vem sendo alvo direto de pessoas incapazes, incompetentes, indignas, charlatãs, estelionatárias, usurpadores e que para se afirmarem nesta Sociedade vestem-se como se fossem os próprios Orisás para se auto afirmarem e poderem fazer suas barbaridades em nome do nosso Sagrado.
Há pessoas aqui, que hoje são isto e aquilo, desfruta do dos privilégios desta Religião para se beneficiarem ora nas tetas do governo, ora tirando proveito dos menos avisados.
Sim, existem pessoas que hoje se dizem “lideres religiosos” e que se dizem representantes deste segmento sem ao menos terem água de salsicha na sua cabeça e querem se dar bem politicamente e socialmente.
Há outros que difamam a Religião por conta da falta de punho forte daquele que o iniciou e que não seguiu seus preceitos, não esperando o tempo certo, o aval da sua Ancestralidade e do seu Orisá para serem dignos do seu “Oyé” e já se intitulam “sacerdotes”.
Existe muita coisa errada nesta Religião e a responsabilidade é dos nossos mais velhos hierarquicamente, onde poderiam lá atrás ter dado um basta nisto!
Nossas vertentes têm que ser respeitadas e a de se seguir a hierarquia!
Onde já se viu iyawo fazendo outro iyawo?
Onde já se viu abian fazendo outro abian?
Onde já se viu se desrespeitar uma Iyá Ekedji, um Ogã, um Sacerdote e também fazer do abian ou iyawo um escravo para satisfação dos seus egos?
Onde esta o respeito de ambas as partes?
Onde já se viu fazer de um sire um desfile de moda?
Onde já se viu se colocar a sexualidade acima do Orisá?
Onde já se viu um adepto para receber seu Orisá sair na sala todo maquiado e cheirando a perfume (que não é mais o tradicional abô)?
Onde já se viu Orisá em terra e as Iyás Ekedjis, Egbomins acompanhando o Santo de salto alto dando o seu close?
Onde já se viu um “roncó” virar lugar para fazer sexo entre outras coisinhas (como comer de tudo, usar celular, ter ventilador e até refrigerador)?
Onde já se viu numa saída o iyawo sair parecendo um palhaço com inúmeras folhas na cabeça e sem fundamento nenhum?
Cadê o fundamento, a tradição e o respeito ao Orisá?
Pergunto de onde estas pessoas saíram, de que asé maluco que concedeu estas barbaridades?
Mas vou lá e volto na total confiança do Orisá!
Orisá e Olodumare tudo vê e tudo sabe!
Para quem pensa em fazer desta Religião um bordel, cuidado!
Para quem acredita que aqui nada ocorre, comece a temer e tentar corrigir-se!]
Para quem menospreza a Umbanda porque é do Candomblé, vice versa também e outras vertentes da Matriz Africana, pode ter a certeza que esta plantando em si mesmo a sua própria derrota!
Nada nesta Religião é baderna! Há uma gerencia que não é comandada pelo pobre sacerdote que faz a sua lição certa!
Olodumare tudo vê e tudo sabe!
E não é Ele que irá te castigar por ter-se metido em coisas que não era para o seu bedelho. É você mesmo que usurpou e infringiu a Lei do Sagrado!
Não há guerreiro certo, não há o redentor certo nesta Religião que possa pronunciar o nome sagrado de qualquer uma das Divindades existentes no Panteão Africano ou Afro Brasileiro!
Infelizmente ou felizmente ao observamos o telhado de vidro do vizinho que faz coisas erradas notamos e aprendemos como tudo na vida tem uma reação e uma ação.
Esta Religião como digo sempre é a pior que existe dentre outros segmentos religiosos existentes! Aqui bateu, levou! Fez errado, tomou! Plantou discórdia, colhe pesadelos!
Não é a Religião que é ruim não; *somos nós que utilizamos do certo para querer tirar vantagem e infelizmente o retorno é triste e certo!*
Então plante amor, amizade, respeito, dignidade, alegria, unidade, força, *HUMILDADE,* solidariedade e compaixão para que você possa colher tudo isto em triplicidade!
Esta Religião não cultiva o mal e nem muito menos a desunião!
Não deixe que o outro ao seu lado faça dela um instrumento do mal e do poder político para si!
Denuncie quando souber destas situações aberrantes e descabidas. A Polícia esta aí para isto e o Ministério Público também vai ficar feliz por investigar e colocar na cadeia charlatões que utilizam da bondade e dor alheia para extorquir e por em xeque mate a nossa Tradição!
Ponha ordem na casa e vista a camisa da Dignidade e fraternidade!
Esta na hora da nossa colheita, mesmo que lá atrás os nossos Ancestrais deixaram ocorrer isto tudo que disse, ainda dá tempo de por ordem nesta casa!
E. Menezes
0 Comentários