Breaking News

QUEM É ORUMILA ( IFÁ)

Quem é Orunmila?
Orunmila, ou Orula, como chamamos carinhosamente, é a divindade da adivinhação e da sabedoria no Panteão Yorubá. É o Testemunho da Criação de Olodumare (Deus) quando este idealizou e construiu o universo.
Orunmila conhece o destino de todos os seres humanos viventes desde o nascimento até a morte. Recebendo Orunmila (se iniciando), as pessoas podem conhecer seu destino tanto no mundo físico, quanto no mundo espiritual, saber quais são as dificuldades que lhe ameaçarâo (ossobos), e como se livrar delas através de sacrifícios, ebós, obras entre outras coisas mais.
Nomes de Orunmila
Orunmila, Orula, Ifá, Eleri Ikpin Ode
O colar (ilekè) e o idé (pulseira) são nas cores verde e amarelo e devem ser colocados somente por um sacerdote de Ifá. Isso simboliza o pacto entre Orula e Iku (a morte) para que não levasse seus filhos sem sua autorização para que cumprissem plenamente seu destino na terra.
Nota: Quando se rompe o idé ou ilekè deve-se procurar o padrinho para uma consulta a Orunmila, pois pode estar ocorrendo até mesmo um perigo de morte.
A Relação com Orunmila
Ifá é para todos, mas nem todos são para Ifá
Não pense você que Ifá é uma religião universal em busca de paroquianos e convertidos. O objetivo central de Ifá são os reencarnados, os seus seguidores originais, de seus Odus Mejis (Odus Maiores) e Omoluwos (filhos dos odus mejis) que vieram do céu,
Nem todos podem se tornar seguidores de Orunmila, a menos que sejam escolhidos especificamente. Orunmila não busca convencer ninguém a pertencer a Ifá. De fato, muitas pessoas recorrem a Ifá quando têm problemas muito difíceis e que parecem insuperáveis Se a pessoa é afortunada, terá um meio de saber que está destinada a ser uma seguidora de Orunmila.
Posso lhes assegurar que Orunmila não gosta de seguidores, principalmente, babalawos, imperfeitos, vagabundos, viciados em qualquer tipo de droga, inclusive o álcool, de vidas desorganizadas, libertinas e, sobretudo anti-éticos ou falsos moralistas.
O que é um Babalawo?
Babá + Awo = o Pai do Segredo em sua tradução literal. É um sacerdote de Ifá (de Orunmila) na terra que tenha passado pelos ritos iniciáticos uma vez que, como awofakan, Orunmila tenha determinado este passo e que ele não tenha nenhum elemento que o vete.
Como se saúda um babalawo?
Se for seu padrinho: Oluwo Iboru, Oluwo Iboya, Oluwo Ibosheshe
Se for seu ojubona: Ojubona Iboru, Ojubona Iboya, Ojubona Ibosheshe
Se for seu Babango (avô de Ifá) Babango Iboru, Babango Iboya, Babango Ibosheshe
Iboru

Se for qualquer outro Awo: Awo Iboru, Awo Iboya, Awo Ibosheshe
O que é uma Apetebi de Orunmila?
As mulheres ao receberem seu Ikofá Fun (iniciação) se transformam em Apetebi ni Orunmila, significa que são esposas dele. Elas são saudadas assim: Apetebi Iboru, Apetebiu Iboya, Apetebi Ibosheshe.
A responsabilidade que assumem é que sempre deverão estar à disposição para qualquer cerimônia de Ifá que seu padrinho solicite. Devem aprender a cantar os Suyeres (cantigas) para os eguns, os mortos, para os Orixás e, principalmente, para Orunmila, devem aprender os axés que se dá aos santos e devem aprender a prepará-los.
O que é um Awofakan ou Awofaka
É o nome que se dá ao homem iniciado em Ifá. Na maioria das vezes, caso nada o vete e assim seja determinado por Orunmila, ele poderá mais à frente se tornar um babalawo.
Seus deveres estão em sempre auxiliar o padrinho quando solicitado, tratar com respeito qualquer apetebi e todas as mulheres que não o sejam. Zelar pelo bom funcionamento do Ilê Ifá tanto ao que tange à limpeza, manutençao, bem- estar entre as pessoas e qualquer outra contribuição eventual sempre em comum acordo ou autorizado pelo padrinho.
Cumprimentos entre pessoas iniciadas em Ifá
Iboru, Iboya, Ibosheshe Iboruboya
A resposta é: Iboru
Ashe to Iban Eshu
Babalawo Marcio Alexandre Obeate Ifairawo

Postar um comentário

0 Comentários