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Ketou, Êfôn ou Nagô?

Ketou, Êfôn ou Nagô?
Vemos nos dias de hoje muitas mudanças e algumas, mesmo sendo para se adaptar nestes tempos modernos e que entendendemos que, mudanças devem vir, mais que estas mudanças se adequem as praticas e condutas e que toda estas mudanças continuem a manter o asé, Ngunzu, Muki ou tchè das nações. Sendo isso, por saber que algumas mudanças só vem para enfraquecer a religião e fazer com que novos adeptos desacreditem do candomblé e do poder que os Òrișás, Voduns e Minkisi tem sobre tudo neste mundo. Não poderia me calar diante de praticas, ritos, cerimônias e condutas e que são fatos e acontecimentos que tenho visto ou presenciado.
Tenho visto Ilès de Ketou (Ketu) seguindo e realizando praticas Bantu, vendo Yawòs de Ketu usando kele três meses e que é uma pratica e costumes de Jinzo (casas) de Angola, ketou (Ketu) pintando o Yawò com pinturas de Angola, quando a pintura de Ketu é o Azul turquesa de Odé. Vejo Yawò de kele usando bermudas curtas, roupas transparentes, servindo bebidas em bar e mais, virando com Exús e Pombo-jira e pior, virando com malandra e malandro sem mesmo ter completado um Ano de iniciada. Yawòs ou mesmo adeptos sem sequer ter um Ilè, Kwe, Hunkpame, Nzo ou mesmo um terreiro, dando consulta, cuidando de adeptos e de fiéis, sem sequer ter os devidos conhecimentos do Santo ou do que está fazendo.Podem ter a certeza de que em alguns anos não saberemos mesmo se um adepto foi iniciado mesmo ou não, ou mesmo se ele passou pelos mesmos procedimentos que você. Pois hoje vemos sacerdotes iniciando Yawòs em 7 dias, eu queria saber, como eles conseguem esta proeza de iniciar uma Yawò, Muzenza ou Vodun-si com 7 dias recolhida?esse iniciado (Yawò) não terá como passar por todos os procedimento de iniciação e de feitura com menos de 21 dias? Pois só a cerimônia completa de Bori levam três dias. De certo o Òrișá, Vodun ou Nkisi deste iniciado, não terão a mesma força e as mesmas condutas e postura que aqueles em que os seus iniciados passaram por todos os procedimentos de iniciação. Vemos Sacerdote usando paramentas e roupas de um Òrișá, Vodun ou Nkisi para um outro. Quando sabemos que cada Òrișá, Vodun ou Nkisi tem suas próprias energias, seus próprios carregos. Sem contar que, não se pode iniciar o mesmo Òrișá, Vodun ou Nkisi dentro de um mesmo Ilè, Hunkpame ou Nzo. Sendo assim, aquele Òrișá, Vodun ou Nkisi não irão usar a mesma ferramenta ou as mesmas roupas. Nada mais importa para os sacerdotes que o valor do chão ou de ter mas um filho (Yawò) em seu Ilè, Hunkpame ou Nzo.As consequências de um Yawò ser tomado por um Exús, Pombo-jira e pior, virando com malandra ou malandro antes de completar o ciclo de resguardo de sua iniciação, são desastrosas ao longo de sua vida religiosa. Estas consequências não surgem hoje ou amanhã, mais sim, ao longo de sua vida religiosa. Ao passar de um tempo destas entidades estarem virando e se posicionando no Ori, tà ou Mutuê de seu Yawò, Vodun-si ou Muzenza, é que o adeptos oi fiéis entenderam que, os procedimento que ele realizou ou praticou ao longo de sua vida quando novo de iniciado, é que o trousse a ruina nos dias de hoje (no futuro).
será que há alguns anos no futuro teremos ainda nações? Ou quando no futuro dissermos que somos do Candomblé, não saberão que nação somos ou praticamos e seremos só uma referência do que antes fora um grupo de nações ou etnias? Por esta mistura de praticas, cerimônias e condutas e que muitos Sacerdotes não sabem
Não nascemos sábios, mas devemos procurar resgatar e fortalecer as nossas origens. Pois quando resgatamos e praticamos nossas tradições de origem, fortalecemos nossa raiz e nossa nação.
Não entendo porque algumas casas de Ketu ao tirar uma Yawò ou um iniciado de cargo, cantam para Șango, já que o mesmo não é o rei de Ketu?


Não digo que estas entidades não tem seu poder e suas magias, mas os Sacerdotes e adeptos devem saber lidar e controlar estas forças e poderes, pois toda ação tem uma reação.
São condutas erronias atuais que enfraquecem as praticas das tradições de uma Nação, chamada Ketou (Keu).

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