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EGUNGUN- EGUN- CULTO ANCESTRAL MASCULINO

EGUNGUN- EGUN- CULTO ANCESTRAL MASCULINO
Sua importância inicia na crença que tudo não tem fim. Quando se inicia um projeto, se dá a conquista no plano material e espiritual., pois exige respeito. Não é todas as pessoas que morrem que tornam-se um Egun. Sua crença divide-se em dois espaços extremos que são: Aye/ Orun.
O Edá ao nascer, vem predestinado e tal destino pode ser moldado ( manipulado).
O di gbere
O di arinako O tun wa di Oju ala
Sun ré o Oku orun Sun re o
Até a presente, a crença de que o tempo não tem fim. Ate o reencontro-
Até nos reencontramos no caminho
Até o sonho
Pode ser no sonho ou quando uma criança nasce Durma bem
O falecido esta no Orun
A morte é considerada um sono
O sonho garante a comunicação com Ayie.
A procriação, espirito retornando ao aiye.
A morte é o inicio de uma nova etapa
Perpetuação do Emi- na hsitória e na procriação.
Emi abrange tudo que envolve o Edá ( alma+ Ori+força vital)
O emi fica entre o aiye e o Orun, o tempo inteiro encarnando e desencarnando.
Ojiji- sombra
Emi- nosso duplo invisivel- fenômeno que circula entre o Aiye e o Orun – com a função biologica- direito de nascer e morrer, com a função material e espiritual.
- Se tem essa vida para preparar o campo para seus descendentes.
- Sempre após a morte terá um ser que continuará vivente, porque sempre estará
adiante do ser .
Yao- nascimento- casamento- familia. O ritual realizado para a pessoa morta se dá o Sará no aye- procriação. A bondade que é procurada nos Orixas é sempre o mesmo que é solicitado a Egungun.
Egun é uma resposta completa para qualquer pessoa. Egungun- ancestral venerável.
A palavra Egun é o diminutivo de Egungun.
Oku- pessoa que faleceu. No Brasil, denominam energia negativa que paira sob os seres para se desencaminhar. Na África trabalham para eliminar a dor do Edá., e se previlegiam quando alcançam o estagio de um Egun.,eles nunca se apoiam sob os mortais e não sugam suas energias
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Adupé
Igbabo Yoruba

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