Breaking News

As 15 reflexões sobre a covid-19

Em todo o mundo, a covid-19 tem feito milhares de mortes, esperando-se a curto prazo pela milagrosa vacina. Até lá, as pessoas têm de seguir as recomendações das autoridades de saúde de cada país cumprindo, cima de tudo, as regras de distanciamento social e higienização.

As 15 reflexões sobre a covid-19

1. Talvez tenhamos de conviver com a covid-19 por vários anos. Não vamos negar nem entrar em pânico. Não vamos tornar as nossas vidas inúteis. Vamos aprender a conviver com este fato.
2. Não podemos destruir o novo coronavírus, que penetra nas paredes das células, apenas com as habituais regras de higiene, como lavar constantemente as mãos. A única coisa que vamos passar a fazer é ir à casa de banho mais vezes.
3. Apesar disto, lavar as mãos e manter distância física de dois metros é o melhor método de proteção.
4. Se não tem um paciente covid-19 em casa, não há necessidade de desinfetar as superfícies do lar constantemente.
5. Embalagens, botijas de gás, carrinhos de compras e caixas multibanco não transmitem o vírus. Lave as mãos.
6. A covid-19 não é uma infecção que se transmita de forma alimentar. Está associada a gotas de infecção, tal como a gripe. Não há risco comprovado de que a doença seja transmitida em alimentos.
7. Pode perder o olfato com muitas alergias e infecções virais. A perda de olfato é um sintoma comum em muitas complicações, e não apenas da covid-19.
8. Uma vez em casa, não temos necessidade obrigatória de trocar de roupa e de ir tomar banho.
9. O coronavírus não está no ar. Trata-se de uma infecção respiratória transmitida por gotículas que só acontece com o contato próximo.
10. O ar está limpo. Podemos caminhar pelos jardins, mantendo, naturalmente, a distância física de proteção.
11. O sabão normal é suficiente para eliminar o vírus que provoca a covid-19.
12. Não precisa de preocupar-se com as entregas de comida em casa, ou mesmo take-away. Mas caso sinta mais confiança, pode aquecer os alimentos no microondas.
13. As probabilidades de levar o coronavírus para casa nos sapatos são as mesmas das de sermos atingidos pelo mesmo raio duas vezes no mesmo dia.
14. Ninguém fica protegido do vírus se tomar vinagre, nem sumos, nem gengibre. Podem favorecer a imunidade, mas nunca a cura.
15. Usar luvas também é má ideia. O vírus pode acumular-se na luva e ser facilmente transmitido se tocarmos no rosto. O que fazer? Aquilo que nenhum virologista se cansará de aconselhar: lavar as mãos regularmente.

Postar um comentário

0 Comentários