Dois sinos em ferro forjado, preso a uma cadeia de elos ou corrente, conhecido em iorubá pelo nome de korokoro ou woroworo e pelo povo-do-santo de Alákoro do Alá – subs. Prefixo de um verbo equivalente a “ONI” = aquele que possuí em junção com koro – forma contraída de korokoro que significa sino ou cadinho. Este instrumento pertence ao Culto de Ògún, mais precisamente a uma divindade conhecida pelo nome de Akoro um dos filhos de Ògún Alágbède e é utilizado nas Festas Anuais para invocar o Deus do Ferro.
Alákoro nasce no Odú Ogbe Ìrete quando Akoro e Ode Ìgbò abandonam sua mãe Yemoja Òkunte e vão para a floresta morar com Òsányìn. Antes de Akoro partir, recebe das mãos de seu pai Ògún Alágbède os korokoro dos quais sempre que necessita-se de seu auxilio tocasse um sino no outro produzindo um som que invocaria a força e a presença de Ògún. Assim esta sendo até os dias de hoje, quando queremos invocar a presença do Deus do Ferro tocamos o Alákoro e cantamos em seu louvor.
Quando não estiver sendo utilizado, esse sagrado instrumento descansa sobre o Igbá Akoro “assentamento” a espera do próximo Odún Ògún
Crédito Orixás Afros
0 Comentários