Breaking News

INICIAÇÃO DE CRIANÇAS NO CANDOMBLÉ

INICIAÇÃO DE CRIANÇAS NO CANDOMBLÉ
Hoje comemoramos o quarto aniversário de iniciação de minha filha Eduarda de Osun. Ela foi iniciada aos 2 anos de idade pelo amigo, Babalorixá Celso de Ogun. Ela iniciou por determinação de Xangô, porém, ainda que não houvesse essa indicação, eu o faria do mesmo jeito.
Fiquei sabendo de comentários jocosos de pessoas de nossa própria crença dizendo ser desnecessário e uma ignorância fazer “isso” com uma criança... Pois bem, primeiro, se não falam para mim é pq respeita minha presença, segundo, ignorância é ter pessoas com esse tipo de pensamento dentro de nossa religião. Reafirmo, fiz, faço e farei, pois se Orixá é bom para mim será para os meus. Todas as demais religiões envolvem suas crianças, e o que veem de tão anormal que na nossa pensam de forma diferente? O Orixá que eu cultuo com certeza não vai tirar a vida da minha filha se na maior idade ela optar por outra religião, todavia, acredito ser impossível que isso aconteça, quando se professa uma religião de forma natural e com conduta salutar.
Ano passado recebi um relato do colégio que me trouxe as lágrimas, a própria Duda ao abordar o tema Candomblé no colégio, pois ela adora histórias dos Orixás, contou a sua turma, com a ajuda da professora sobre sua religião e pasmem, vejam a percepção de uma criança de 5 anos do que vem a ser Orixá:
A Professora pergunta: O que são os Orixás Duda?
Duda: “Sabe as coisas boas que tem dentro de você? Então é isso... Quando a pessoa recebe ele é todo esse amor que sai de dentro do coração e vem pra fora, aí a pessoa recebe o santo...”
Lendo isso não tive como me conter, pois nunca abordei esse tema com ela e me emocionou essa perspectiva.
Esse meu relato serve de incentivo para que os nossos cada vez mais busquem compreender nossa religião e com a tomada de consciência quebrem seus próprios preconceitos e paradigmas e entendam definitivamente a importância e o valor de nossas liturgias para todos aqueles que realmente carregam a nossa Ancestralidade.
Dofona Duda, daqui a alguns anos quando você ler esse texto, espero que tenha se constituído uma grande pessoa de bem e fiel seguidora de nossa religião, como faz questão de fazer nos dias de hoje, sem a menor imposição de minha parte. Que Xango, Oxun , Iyewá e Yemonjá lhe abençoe com todas as melhores coisas do mundo.
Odun Kodun filha!!! Barikas, Barikas, Barikas
BABÁ JULIANO D YEMANJA.

Postar um comentário

0 Comentários